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7 jun 2016

Marketing Digital para Políticos

Com a aproximação das campanhas políticas, cresce as pesquisas pela internet do termo Marketing Digital para Política, porem o que poucos destes que procuram por este termo sabem é Como fazer marketing digita para políticos?

O Marketing Político digital não é apenas uma ação, mas uma composição de estratégias coordenadas e principalmente, uma ação de longo prazo que deve buscar principalmente a presença do político na internet.

Pontuei para você os 5 principais erros no marketing político. Veja abaixo:

#Erro 1 – Achar que o trabalho deve ser feito só na campanha

Este é o principal erro! Durante todo o tempo antecedente a campanha não fez um bom site, com um bom blog e postagens frequentes nas redes sociais, deixando de buscar relacionamentos importantes com seus eleitores. Por isso é imprescindível ter estas ferramentas bem alinhadas e funcionando, se você não tem ainda, já está perdendo tempo.

#Erro 2 – Comprar seguidores nas redes sociais

De verdade, não faça isso! Ter seguidores é muito maior que apenas números pois o importante é relacionamento. Digamos o seguinte:
Você tem uma fanpage com 2.000 seguidores alcançados de forma espontânea, que cada post adicionado gera um volume expressivo de interações. Seu rival, em contra partida, tem uma fanpage com 17.000 seguidores, praticamente todos comprados, sendo que destes a maioria se quer o conhecem e tão pouco curte, compartilha ou comenta NADA que é postado. Quem você acha DE VERDADE que terá mais alcance e chance de conseguir votos?

#Erro 3 – Listas de e-mail compradas, emprestadas ou adquiridas

Se você é assessor de político, e alguém o oferece este tipo de ação, saiba que é o verdadeiro tiro que sairá pela culatra.

Ao enviar um e-mail para este banco de milhares de e-mails, achando que dará muitos retorno você terá sim uma surpresa desagradável em seguida, principalmente ao ver que seu e-mail será incluído em listas negras de spamers, e que nem para a sua tia você conseguirá mandar mais nada pois tudo que for enviado em seu nome cairá no lixo eletrônico.

As técnicas de envio de e-mails mudaram, foram aprimoradas e você deve ter muita orientação quanto a isso pois um passo errado neste ambiente, gera um problema que muitas vezes se torna irreversível.

#Erro 4 – Fazer propaganda política ao invés de marketing politico

Realmente não é uma boa estratégia, principalmente se o conteúdo é do tipo PEDIDO DE VOTO. Opte por postagens explicando ideias, posições políticas, coloque também um pouco da sua vida pessoal (sem ostentar, por favor!). Crie empatia, não se afaste desta ideia jamais.

#Erro 5 – Achar que o marketing digital não precisa estar alinhado com o off-line

Para Mário Rosa, autor do livro “Reputação na Velocidade do Pensamento” estamos diante de um novo cenário, frente a tantas tecnologias disponíveis e acessíveis a todos, colocando em risco a reputação do indivíduo político em cima de um ambiente de vigilância constante que consegue captar a falta de congruência entre a fala e a ação, e este monitoramento se estende para o ambiente digital X o real, e caso não estejam alinhados podem causar danos irreversíveis em sua campanha ou vida política.

E por fim, é importante salientar que uma campanha política, deve ser iniciada com bastante antecedência ao pleito pois uma vitória nas urnas não se constrói de um dia para o outro e no ambiente digital, ser verdadeiro e ter bons relacionamentos é tudo para uma campanha de sucesso.

Caso você precise de uma consultoria digital para a sua campanha ou mesmo o desenvolvimento de sua campanha completa em ambiente digital. Entre em contato comigo agora e vamos conversar

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