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22 out 2015

Como e por onde começar a estudar Marketing Digital

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Eis a pergunta que mais eu tenho aqui em minhas palestras e Workshops: o que eu devo estudar para ser um profissional de Marketing Digital? Antes de iniciar a explicação, vale um aviso importantíssimo:

Não existe uma escola ou curso ou faculdade de Marketing Digital AINDA no mercado, e tão pouco a fórmula mágica de fazer isso tudo acontecer.

Mas Vinicius, qual o motivo deste aviso? Simples… Você terá que estudar muito, tanto ou mais do que se estivesse cursando uma faculdade para saber um pouco como se faz. Por isso, esteja preparado pois ninguém disse que seria fácil (mas é gratificante, tenha certeza).

A base de tudo

Marketing em ambiente digital basicamente é o entendimento de que redes sociais, blogs, vídeos no youtube devem ajudar a converter (acostume-se com esta palavra) em algo. Este algo é a geração de Leads (assinatura de News por exemplo), contatos, orçamentos online ou vendas.

Por isso, o mais importante aqui é “Marketing Digital se faz em site, não só nas redes sociais”, por tanto é preciso SIM saber de HTML, de WordPress, de CSS e as linguagens principais de desenvolvimento Web.

Não é necessário ser um programador, mas entender o básico para poder se mexer neste ambiente.

Google SEO

Você sabe como um site aparece em primeiro lugar na pesquisa do google? E você sabia que as 4 primeiras posições somadas tem 69% das intenções de acesso? abaixo destas 4 posições mais da metade das pessoas nem vão ver o seu site.

Então o que é SEO? São técnicas de indexação orgânica (não pagas ao google) do seu site nas primeiras posições da pesquisa, ou seja, causar relevância do seu site para a palavra-chave pesquisada.
Exemplo: Você tem uma loja virtual de “Produtos Pet” que se chama “meuauau.com.br”, estar nas primeiras posições para esta palavra-chave “Produtos Pet” pode fazer você vender MUUUUUUUUUUUUIIIIIIIITO (bem exagerado para você entender o tamanho da importância).

Gestão de Redes Sociais

Em resumo, as redes sociais serve para relacionamento com a sua audiência, usuário ou visitante, que fará você obter trafego para o seu site. Pelas redes sociais as pessoas querem saber o que acontece com a sua empresa por dentro, querem os bastidores, querem ver o “a mais” que não aparece no site.

Entenda principalmente quais são as principais redes sociais e suas principais funcionalidades. Em resumo, abaixo coloco uma breve explicação das principais:

Principais redes sociais e sua funcionalidade

Facebook: O mais popular! Serve para ver as atualizações dos amigos e para empresas é o melhor caminho para um relação com as pessoas (estar aqui para o Marketing é como estar onde todo mundo esta #ficaadica)

Twitter: Informação é a palavra-chave desta rede social. Serve como canal de atendimento, conversas com clientes e interações.

Instagram: Usar para mostrar a sua empresa em imagens. Restaurantes, lojas de roupas, festas. É considerada uma rede “Ostentativa” onde o foco é aparecer, e aparecer bem.

YouTube: considerado como uma rede social, é o site de vídeos mais importante da internet. Os usuários podem criar canais, compartilhar seus vídeos e marcar com “gostei” ou “não gostei”. Serve para aumentar a autoridade de pessoas ou empresas.

LinkedIn: tem foco no mercado de trabalho. É usada para estabelecer contatos profissionais.

Além dessas, existem muitas outras que vou explicar em outro momento.

Funil de Vendas Digital

Já falei disso no post “Por onde começar no Marketing Digital para a minha empresa?” que em tese é o caminho pelo qual o cliente percorrerá até fechar uma conversão.
Neste ponto, é necessário demais saber avaliar um site e seus pontos de acesso. Usar o Google Analytics aqui fará muito bem e já que estamos falando de analytics:

Medir, avaliar, mudar e subir

Entenda todas as ferramentas que possam ajudar em avaliação. Google Analytics, Webmaster Tools, Sem Rush,…  existem ferramentas diversas para o seu uso, seja no site ou nos anúncios de redes sociais. Com elas você vai diagnosticar o que as pessoas mais gostam no seu site, pode mudar estratégias e fazer seus resultados disparar.

Neuromarketing e PNL

Vivemos em um meio competitivo onde os detalhes contam pontos e fazem a diferença. Um texto bem escrito com palavras que remetem o usuário a uma ação em nível neural, pode causar um grande impacto em suas publicações e nos resultados finais. Eu particularmente estudo muito este tema e hoje é o meu favorito.

E por fim…

Não espere resultados imediatos

Quando começar a estudar sobre Marketin Digital, não vai ser da noite pro dia que você fará as melhores campanhas, os melhores sites e as melhores conversão. Você precisa de tempo para testar suas ações e principalmente, não tenha medo de errar.

Lembre-se que não existe uma formula pronta de sucesso neste ambiente pois o digital muda muito, tão rápido como tudo que está na internet, por tanto acostume-se a ler muito ou desista agora, pois marketing digital não é para pessoas fracas mas para quem busca ser melhor todos os dias.

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